
O quadro da monitoria: um estudo do engajamento dos monitorados
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 8 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.8-270
ISSN1988-7833
AutoresMoreno Pereira Bonutti, Denildo Paulino Soares,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoSabe-se que a monitoria contribui para a formação acadêmica, tanto no desenvolvimento profissional do aluno-monitor quanto na aprendizagem dos monitorados. O monitor tem a função de melhorar o ensino-aprendizado nos cursos de graduação e superar obstáculos ao longo do curso. No entanto, diversos fatores dificultam a execução e o bom desenvolvimento das atividades de monitoria, principalmente a baixa frequência e evasão, que são os problemas observados e discutidos neste trabalho. Além disso, o trabalho descreve o panorama atual da monitoria, baseado no engajamento dos assistidos no programa. O estudo foi realizado no curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca - sede, com 25 estudantes matriculados na disciplina de pré-cálculo. Utilizou-se uma análise documental dos dados de frequência e evasão. Constatou-se que 44% dos estudantes estiveram presentes nos encontros, mas com alta descontinuidade, enquanto 56% nunca frequentaram os encontros. A média de presenças por encontro foi de 1,55. Observou-se que muitos alunos desconsideram as monitorias devido à necessidade de trabalhar e a preferência pelo estudo autônomo. A baixa frequência nos encontros síncronos e a procura pelo serviço apenas em períodos de avaliações sobrecarregam o processo. Conclui-se que a monitoria não foi reconhecida quanto às suas reais atribuições, evidenciado pelos dados alarmantes de alunos que nunca frequentaram as monitorias e pela baixa frequência geral. A participação não surtiu o efeito esperado, e a continuidade do aprendizado segue de forma irregular. Há, portanto, uma acentuada discrepância entre a realidade das monitorias e as perspectivas de um cenário ideal.
Referência(s)