Artigo Acesso aberto

O Colégio da Polícia Militar do Paraná – a pedagogia no âmbito policial militar/ projeto político pedagógico

2024; Brazilian Journal of Development; Volume: 10; Issue: 8 Linguagem: Português

10.34117/bjdv10n8-034

ISSN

2525-8761

Autores

Carlos Vieira Heberle,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O objetivo geral deste artigo científico foi estudar os conceitos relacionados com a cultura militar em relação com a cultura escolar e as especificidades da educação nos Colégios da Polícia Militar (CPMs) em relação aos ditames da Secretaria Estadual da Educação (SEED). A metodologia empregada neste estudo foi exploratória, revisionista, bibliográfica e qualitativa se desenvolvendo através de uma revisão de literatura construída a partir de pesquisa bibliográfica em algumas bases informatizadas. Os resultados mostram que uma educação pautada pelo comportamento e conduta específica das corporações militares, incluindo as normas que norteiam o procedimento do seu efetivo que estão integradas no Projeto Político Pedagógico dos Colégios da Polícia Militar do Paraná, incluindo os valores norteados pelo respeito, responsabilidade, solidariedade, honra, dever e retidão e em sua dimensão pedagógica. Esta relação entra em choque com a manutenção da hierarquia e a disciplina como pressupostos básicos, entre outras questões predispostas no regulamento interno da escola. Neste caso, para que os Colégios da Polícia Militar mantenham o seu bom desempenho e não percam suas características castrenses próprias e de controle disciplinares peculiares, carecem de uma legislação própria que acate suas normas e ainda os mantenham integrados a educação do Estado.

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