Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Requiem æternam dona eis, Domine : a intermedialidade em 'Mar morto' e "É doce morrer no mar'

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.35921/jangada.v11i2.571

ISSN

2317-4722

Autores

Eduardo Ramos,

Tópico(s)

Historical and Modern Theater Studies

Resumo

Este artigo busca expor o encontro de Jorge Amado e Dorival Caymmi na construção da canção É doce morrer no mar, composta em 1938 pelos dois conterrâneos baianos. A partir dos estudos de intermidialidade elaborados por Claus Cluver, Thaís Nogueira Diniz, Solange Ribeiro e Paul Steve Scher, propomos relacionar passagens da obra Mar morto, de Jorge Amado, com a canção É doce morrer no mar, de Jorge Amado e Dorival Caymmi. Sob o guarda-chuva da intermidialidade, apontamos várias interseções e traduções intersemióticas entre as duas obras, que transitam abertamente entre os espaços fronteiriços das duas linguagens: a música e a literatura, o som e a palavra.

Referência(s)