A incorporação das tecnologias na educação contemporânea: fundamentos teóricos, aplicações práticas e consequências educacionais
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 8 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.8-295
ISSN1988-7833
AutoresRomário Nunes Pereira, Kevin Cristian Paulino Freires, Plácido Anthony Lima Martins Queiroz, Juraci do Carmo Mozzone Silva, Antonio Janilson Costa Rodrigues, Maria de Jesus da Silva Vieira, José Rubens Rodrigues de Sousa, José Carlos Alves Atayde, Francisca Amália Castelo Branco, Clesiane Carlos Lima,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste estudo explora a incorporação das tecnologias na educação contemporânea, analisando seus fundamentos teóricos, aplicações práticas e consequências educacionais. Em um contexto global cada vez mais digital, a integração das tecnologias na educação visa transformar as práticas pedagógicas, promovendo maior acessibilidade, eficiência e qualidade no ensino. O objetivo desta pesquisa é investigar profundamente os fundamentos tecnológicos e pedagógicos que sustentam o uso das tecnologias na educação, explorar as implicações da cultura digital e das plataformas colaborativas no contexto educacional, e examinar estratégias para promover a segurança digital e a formação cidadã entre os alunos. Esta pesquisa utiliza uma abordagem bibliográfica qualitativa, que se baseia na revisão crítica da literatura acadêmica sobre educação e tecnologia. Métodos qualitativos são empregados para analisar teorias de aprendizagem, práticas pedagógicas inovadoras e o impacto das tecnologias no ambiente educacional contemporâneo. A análise revela que a incorporação das tecnologias na educação contemporânea não apenas enriquece a experiência educacional, mas também apresenta desafios importantes, como a necessidade de garantir a segurança digital dos alunos e promover uma cidadania digital responsável. A pesquisa destaca a importância contínua de adaptação e desenvolvimento de políticas educacionais que acompanhem o avanço tecnológico e suas implicações na educação.
Referência(s)