Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Estudo comparativo entre os programas de ensino superior universitário do Brasil e da União Europeia

2024; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.35699/2525-8036.2024.48137

ISSN

2595-6051

Autores

Elizabete Alves Santana Depollo, Luiz Henrique Santana Depollo,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O mito de Europa conta a história da jovem princesa da Fenícia, que foi raptada por Zeus e deixada na ilha de Creta com seus filhos. Europa também foi o nome dado a uma das luas de Júpiter que, na mitologia romana, assemelha-se a Zeus em comparação à grega. Seu descobrimento, junto com as três outras grandes luas de Júpiter, Io, Ganímedes e Calisto são atribuídas a Galileo Galilei entre os anos de 1605 e 1610. A palavra advém da junção do termo e vocábulo gregos, respectivamente, εὐρύς (eurus), ‘amplo’ ou ‘vasto’, e ὠπ (opt), ‘visão’ ou ‘contemplação’ que refletem a imensidão territorial e cultural do continente europeu. Na atual conjuntura econômica da União Europeia (UE), alguns países vêm sofrendo com consequências severas do envelhecimento da população como Itália, Finlândia e Portugal, os quais instituíram programas de incentivos à migração de pessoas mais jovens e aptas a trabalhar, facilitando a emissão de vistos e os documentos de cidadania. Em um contexto de globalização e intensificação dos ritmos de migração de brasileiros para o continente europeu, vários tópicos são trazidos à tona, dentre eles a questão educacional, em especial, os programas de ensino superior universitários e os paralelos que podem ser estabelecidos entre o Brasil e os países europeus.

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