Educação musical e educação infantil: uma análise sobre os instrumentos musicais essenciais na aprendizagem infantil
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 8 Linguagem: Português
10.55905/cuadv16n8-133
ISSN1989-4155
AutoresAnna Karinne de Castro Neves, Suzane Castro de Araújo Silva, Maria Neuraildes Gomes Viana, Hilton Luis Pereira Almeida, Liz Marina de Jesus Raposo Amaral, Fabiana Oliveira Canavieira, Suzana Cristina Santos Paixão, Natália Moreira de Carvalho Campos,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoÉ de enorme relevância discutir acerca de práticas que possibilitem a materialização da educação musical na educação infantil. Visa-se, com essa cobrança, observar o que está disposto na Lei nº 11.769/08, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. A musicalização tem um papel fundamental no ensino infantil, pois desperta a criança para a experiência sonora, por meio de ações capazes de modificar a relação entre o indivíduo e o ambiente no qual está inserido. A educação musical permite que o indivíduo acesse a música não apenas como arte, mas também como linguagem e conhecimento. O contato com a música possibilita que a criança tenha condições para compreender o que se passa no plano da expressão e no plano do significado enquanto ouve ou executa uma música, o que também favorece a expressão e a comunicação de sentimentos. Diante disso, a preocupação do presente artigo é demonstrar o quanto urge uma efetiva inclusão da música na construção da educação básica brasileira, adequando-se a bagagem de aprendizado que a criança já carrega previamente consigo.
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