
A Universidade e a Travessia para um Novo Tempo: Interrogando o (Não) Ser Feliz em Tempos Incertos
2024; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí; Volume: 9; Issue: 5 Linguagem: Português
10.52641/cadcajv9i5.537
ISSN2448-0916
AutoresValdeni da Silva Reis, Carolina Fernandes Archer, Kely Cristina Silva, Nathalie Alacoque Barros, Brenda Kelly Lopes do Nascimento,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoEste artigo objetiva compreender o (não) ser feliz contemporâneo, através da análise das reflexões e resultados de um minicurso ofertado pelo projeto extensionista [NOME], da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Tal minicurso interrogou o (não) ser feliz de professores em formação inicial/continuada. São analisadas a preparação e execução do minicurso. Com a análise e discussão das narrativas dos participantes, apreendemos o possível “desacostumar-se” (Colasanti,1972) do modo automático de (vi)ver a vida. Assim, defendemos ser necessário refletir o movimento de se tornar presença(Biesta, 2017) nas ações e relações que vivenciamos, abrindo-nos à experiência (Larrosa, 2018).
Referência(s)