Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Imagens da arte e antirracismo na sala de aula

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5902/1983734888184

ISSN

1983-7348

Autores

Luísa Guazzelli Sirangelo, Karine Storck, Taís Ritter Dias,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

Este texto tem por objetivo refletir sobre as imagens da arte utilizadas em contexto escolar, especialmente nas aulas de Artes Visuais, e sobre seu papel na propagação do racismo ou, na contramão desse, em atuação na luta antirracista. Para tanto, inicia-se a reflexão a partir da obra "A Redenção de Cam" (1895), de Modesto Brocos y Gómez, pintura pertencente ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) e símbolo da tese do branqueamento no Brasil. São referenciais para a problematização dessa imagem os estudos de Lotierzo (2013; 2017), acerca do racismo na pintura brasileira entre 1850-1940; a ideia de olhar opositor/oposicional, de bell hooks (2019); e o conceito de imagens de controle, de Patrícia Hill Collins (2019). Ao final, são apresentadas produções das artistas Aline Motta, Renata Sampaio e Renata Felinto dos Santos, como imagens que podem provocar modos de se compreenderem as relações raciais no Brasil e, talvez, contribuir para o exercício de uma docência mais reflexiva e comprometida com a luta antirracista no que se refere ao trabalho com imagens da arte na escola.

Referência(s)
Altmetric
PlumX