
“Já é hora do corpo vencer a manhã”: domesticação e emancipação da corporeidade nas canções do Clube da Esquina
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.35921/jangada.v11i2.605
ISSN2317-4722
Autores Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoNesse artigo, discutiremos representações da questão da corporeidade na obra do Clube da Esquina. As análises que serão feitas aqui visam elencar e refletir não apenas sobre as representações do corpo em si, mas como a visão da corporeidade foi se desenvolvendo nas canções desse importante movimento da música mineira. Nesse intuito, o recorte de obras que compõem nosso objeto de estudo concentra-se, sobretudo, em diversos discos do cantor e compositor Milton Nascimento, que foi o organizador e o ponto central de união desse coletivo de músicos. Seus primeiros discos representaram a gênese e a descoberta das possibilidades estéticas que se converteram na assinatura harmônica, sonora e lírica do Clube da Esquina como um todo. Ainda que seus integrantes desenvolvessem ramificações dessa estética em suas obras individuais, é possível afirmar que poucos deles se distanciaram do ethos que foi coletivamente costurado nos discos da fase clássica de Milton Nascimento.
Referência(s)