Artigo Acesso aberto Produção Nacional

“Já é hora do corpo vencer a manhã”: domesticação e emancipação da corporeidade nas canções do Clube da Esquina

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.35921/jangada.v11i2.605

ISSN

2317-4722

Autores

Rafael Senra Coelho,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Nesse artigo, discutiremos representações da questão da corporeidade na obra do Clube da Esquina. As análises que serão feitas aqui visam elencar e refletir não apenas sobre as representações do corpo em si, mas como a visão da corporeidade foi se desenvolvendo nas canções desse importante movimento da música mineira. Nesse intuito, o recorte de obras que compõem nosso objeto de estudo concentra-se, sobretudo, em diversos discos do cantor e compositor Milton Nascimento, que foi o organizador e o ponto central de união desse coletivo de músicos. Seus primeiros discos representaram a gênese e a descoberta das possibilidades estéticas que se converteram na assinatura harmônica, sonora e lírica do Clube da Esquina como um todo. Ainda que seus integrantes desenvolvessem ramificações dessa estética em suas obras individuais, é possível afirmar que poucos deles se distanciaram do ethos que foi coletivamente costurado nos discos da fase clássica de Milton Nascimento.

Referência(s)