
Reduzindo as ilusões a pó: o mundo mau nas canções de Cartola
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.35921/jangada.v11i2.580
ISSN2317-4722
AutoresDouglas Ceccagno, Renata Todeschini,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoAngenor de Oliveira explorou muitos gêneros musicais, porém ficou mais conhecido como compositor de samba-canção, um gênero em cujas letras o mundo mau se faz bastante presente como artifício para condenar as mulheres pelo abandono do eu-lírico. Este artigo analisa os sentidos do mundo mau em canções de cinco discos de Cartola, amparado em estudos acadêmicos sobre sua obra, como os de Tatiane de Andrade Braga e Nilcemar Nogueira, e em publicações sobre a canção popular no Brasil, como os trabalhos de Waldenyr Caldas e Luiz Tatit. Demonstramos como a imagem da crueldade do mundo, nas canções de Cartola, evoca não apenas a destruição dos anseios amorosos do eu-lírico masculino, mas também o lugar social da mulher no Brasil do século XX, além de representar negativamente a cidade moderna e expressar uma concepção religiosa.
Referência(s)