Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O ensino secundário brasileiro nas décadas de 1950 e 1960: a experiência das classes experimentais

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 23; Linguagem: Português

10.14393/che-v23-e2024-22

ISSN

1982-7806

Autores

André Luís Oliveira,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

DALLABRIDA, Norberto (Org.). “Brechas no monólito educacional”: classes secundárias experimentais e inovação do ensino secundário nos anos de 1950 e 1960”. Curitiba: Appris, 2023. 402, p. O livro “Brechas no monólito educacional”: classes secundárias experimentais e inovação do ensino secundário nos anos de 1950 e 1960, organizado por Norberto Dallabrida é composto por prefácio, capítulo introdutório e 17 capítulos com estudos relacionados à implementação das classes secundárias experimentais em diversas localidades do Brasil. A reflexão sobre a implementação das classes experimentais secundárias, que tomaram as classes nouvelles por modelo, é o objeto central da obra que, de modo geral, é permeada por temas como currículo, metodologias e didáticas inovadoras que lançavam mão de recursos como teatro, seções de cinema e literatura, educação musical, desenho, seminários, trabalhos com olaria, pintura e datilografia. Práticas esportivas como voleibol, basquetebol, futebol, ginástica, esgrima e balé. Além da infraestrutura diferenciada, se comparadas as demais escolas e classes.

Referência(s)