
Um estudo sobre o contexto histórico do Norte de Minas no século XIX e a trajetória da profissão docente de Chiquinha Leite (c.1840-1911)
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 23; Linguagem: Português
10.14393/che-v23-e2024-12
ISSN1982-7806
Autores Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO texto estrutura-se em torno da contradição do patriarcado em relação à trajetória profissional docente da mestra da escola mista de Três Barras, Chiquinha Leite, contra o qual ela teve que lutar para se inserir na carreira do magistério, nas poucas brechas ou fendas do século XIX. Mostramos como a atuação dos homens no Senado da Câmara (administração pública), na Comarca do Serro do Frio (administração da justiça) e na paróquia de Nossa Senhora da Conceição (administração eclesiástica) alicerçou-se no sistema das mercês e no regalismo. Por outro lado, mostramos como o lugar da professora ou mestra dependia da compreensão do patriarcado e suas regras herdadas historicamente como gesto pedagógico colonial e imperial, que de fato é o método de leitura deste contexto. O estudo insere-se na tentativa de aprofundar os fundamentos da docência feminina nas Minas Gerais do século XIX.
Referência(s)