
Formação, associativismo e condições de trabalho do magistério primário rural pernambucano pelas lentes do Jornal do Professor (1955-1962)
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 23; Linguagem: Português
10.14393/che-v23-e2024-35
ISSN1982-7806
AutoresIracema Santos Carvalho dos Anjos, Virgínia Pereira da Silva de Ávila,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoEste estudo examina aspectos da formação, dos espaços de atuação, das condições de trabalho e da associação da classe de professores do magistério primário rural do Estado de Pernambuco, veiculados no Jornal do Professor, órgão de divulgação do Centro de Professorado Primário de Pernambuco (CPPP), no período de 1955 a 1962. A delimitação temporal tem como marco o primeiro e o último ano de circulação dos exemplares disponíveis no Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano, em Recife (PE). As publicações mostram a expansão do ensino primário rural, a criação de Escolas Normais e de cursos de especialização para os professores atuantes nas Escolas Típicas Rurais, nos Clubes Agrícolas e nas Escolas Granjas. A pedagogia da área rural diferenciava-se da rural-urbana, esta realidade foi por vezes a causa de conflitos entre os professores pelo isolamento das escolas rurais na área rural, as precárias condições de trabalho e os vencimentos que os diferenciavam.
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