Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O legado dos Parques Infantis como equipamentos recreativos, educacionais e urbanos: dois exemplares de Santo Amaro, São Paulo

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 23; Linguagem: Português

10.14393/che-v23-e2024-16

ISSN

1982-7806

Autores

Luciana Monzillo de Oliveira, Adriana Monzillo de Oliveira,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

O artigo aborda a relação entre equipamento educacional infanto-juvenil e o contexto urbano na cidade de São Paulo entre os anos de 1935 e 1985, período em que perduraram as instituições públicas denominadas de parques e recantos destinados ao atendimento das crianças e jovens das classes operárias. O objetivo é recuperar a história dos parques infantis e ilustrar como os equipamentos implantados em grandes áreas, em pontos estrategicamente localizados e com relativa permeabilidade visual entre o interior e o exterior dos lotes contribuíram com o ideário de equipamento público integrado à vida dos bairros. A pesquisa de base historiográfica apoia-se sobre o argumento de que a implantação e a posterior desativação dos parques infantis em função da modernização das políticas educacionais na área infanto-juvenil refletiram em alterações não apenas nos parâmetros pedagógicos e sociais, como também na articulação do equipamento educacional com o seu entorno imediato.

Referência(s)