Implementação de políticas educacionais em contextos de alto conflito
2024; UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO; Linguagem: Português
10.26843/ae.v17iesp.3.1335
ISSN1982-8632
Autores Tópico(s)Brazilian Legal Issues
ResumoEste artigo busca contribuir para o avanço dos estudos sobre implementação de políticas educacionais, particularmente no que diz respeito à discussão de referenciais teórico-metodológicos que podem ser mobilizados na análise de casos empíricos. Para tanto, apresentamos brevemente algumas das principais abordagens analíticas de implementação, originalmente desenvolvidas no campo de políticas públicas, e que vêm sendo apropriadas por diversas áreas no estudo de políticas sociais. Em seguida, aprofundamo-nos no modelo de Matland (1995), que explora as variáveis ambiguidade e conflito, e seu potencial de estruturar diferentes contextos de implementação, influenciando os processos decisórios observados em seu interior. Por fim, apresentamos uma possibilidade de operacionalização desse modelo, ao descrever o percurso metodológico adotado na investigação de um caso marcado pelo alto grau de conflito: a implementação do Programa Rio Criança Global, uma reforma curricular no ensino de língua inglesa promovida pela rede municipal do Rio de Janeiro entre 2010 e 2016.
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