
Entre o secreto e o discreto: a comunicação organizacional para a gestão da (in)visibilidade da Maçonaria
2024; Intercom; Volume: 47; Linguagem: Português
10.1590/1809-58442024105pt
ISSN1980-3508
AutoresBruno Garcia Vinhola, Rudimar Baldissera,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoResumo Neste artigo, refletimos sobre estratégias e práticas comunicacionais de organizações em perspectiva da gestão dos seus níveis de (in)visibilidade no atual contexto sociotécnico. Nesse sentido, objetivamos compreender como a maçonaria – historicamente reconhecida por seu caráter secreto – interpreta o atual regime hegemônico de visibilidade ampliada e gerencia a (in)visibilidade em seus processos de comunicação organizacional. Para isso, acionamos pressupostos do interacionismo simbólico (Mead, 1982; Blumer, 1980), bem como recorremos a aportes teóricos da comunicação organizacional (Baldissera, 2009; 2017) e sobre a noção de segredo (Simmel, 1999; Despret, 2011). Em termos metodológicos, mobilizamos dados secundários, de pesquisa realizada por Vinhola (2021), os quais são analisados à luz da metáfora palco/bastidor de Goffman (2002), em conjunto com as dimensões da comunicação organizacional propostas por Baldissera (2009). Evidenciamos, por meio de diagramas, diferentes estratégias e operações de (in)visibilidade (defensivas, ofensivas, de contra-ataque e de infiltração velada) da maçonaria em dispositivos interacionais heterogêneos, de modo que a principal inferência é a de que a gestão da (in)visibilidade da organização maçônica se alicerça em uma lógica organizacional específica, aqui definida como comunicação discreta.
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