Um estudo sobre representações sociais do Assistente Social construídas por estudantes do Ensino Médio Integrado
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 27; Issue: 52 Linguagem: Português
10.36704/eef.v27i52.7954
ISSN2317-0093
AutoresMaxwell Ray da Silva, Andreza Maria de Lima,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoNeste artigo, analisamos as representações sociais do Assistente Social na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) construídas por estudantes dos cursos de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – campus Belo Jardim. O referencial da pesquisa é a Teoria das Representações Sociais, originada por Serge Moscovici. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em duas etapas. Na primeira, utilizamos a entrevista semiestruturada e tivemos a participação de oito estudantes. Na segunda, em que participaram cinco estudantes da primeira etapa, utilizamos o grupo focal. Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Os resultados mostraram que os(as) estudantes representam o Assistente Social como o profissional que informa e tira dúvidas. Esse conteúdo representacional está relacionado às relações que os(as) estudantes construíram com o Assistente Social.
Referência(s)