Datas comemorativas na educação infantil:
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 27; Issue: 52 Linguagem: Português
10.36704/eef.v27i52.7984
ISSN2317-0093
AutoresCarla Ireni Borges Rodrigues, Silvana Peterini Boeira, Vanderlei Folmer,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEste artigo discute os resultados de uma pesquisa de levantamento realizada junto a professores da educação infantil da rede pública de um município sul-riograndense. A temática explorada versa sobre a visão desses professores a respeito do currículo, a fim de compreender suas formas de perceber e interagir com as políticas curriculares, relacionando suas percepções aos seus contextos de prática, a partir dos resultados quantitativos obtidos. A hipótese testada visa verificar se ainda é prevalente nas escolas de educação infantil a presença de datas comemorativas do ano a guiar os planejamentos e os projetos nas escolas, tendo como objetivo aprofundar as questões emergentes do contexto pesquisado, a partir da ótica da teoria do ciclo de políticas. Os dados obtidos, assim como de outras pesquisas semelhantes, denunciam o caráter empobrecido das práticas pedagógicas ancoradas nas efemérides. Salienta-se que o professor não é alocado como responsável / culpado por este contexto.
Referência(s)