AS NEUROCIÊNCIAS E O PEDAGOGO:
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português
10.14244/enp.v7i3.335
ISSN2527-158X
AutoresPauline Henriques Calabria, Márcia Finimundi Nóbile,
Tópico(s)Neuroscience, Education and Cognitive Function
ResumoEste estudo apresenta como ocorre o desenvolvimento do sistema nervoso desde a concepção, a interferência do meio neste desenvolvimento e de que forma as neurociências se relacionam com a prática docente na Educação Infantil. Constitui-se como uma pesquisa qualitativa fundamentada sobre aspectos relacionados ao desenvolvimento neurológico no feto e na primeira infância, uma vez que esta corresponde a faixa etária da Educação Infantil, dados estes coletados através de revisão bibliográfica pautados em autores da área de neurociências, além de legislação vigente, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Os dados apresentados indicam que a formação neurológica se inicia antes mesmo do nascimento da criança, bem como a formação das sinapses e ainda que, após o nascimento, a estrutura e as funções encefálicas são influenciadas pelo ambiente, reforçando a ideia de que a prática docente na Educação Infantil contribui de forma significativa para o neurodesenvolvimento.
Referência(s)