O papel violinístico no tango de Piazzolla
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 8 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.8-529
ISSN1988-7833
AutoresBeatriz Alves Queiroz Nunes Neves, Sandra Goreti Tavares, António Graça, António José Pacheco Ribeiro,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoO ensino artístico especializado da música, em Portugal, desenvolve-se em dois contextos semelhantes: o ensino vocacional, promovido pelos conservatórios e academias de música, e o ensino profissional, da responsabilidade das escolas profissionais. Estes dois subsistemas de ensino comungam de particularidades e propósitos educacionais e centram-se, particularmente, na aprendizagem de um instrumento musical. O subsistema vocacional, instituido desde a criação do Conservatório de Música de Lisboa, ligado à Casa Pia, 1835, tem sofrido alterações significativas devido às reformas que têm acontecido ao longo dos tempos. Neste contexto, o Curso Secundário de Música - 12º ano de escolaridade, prevê uma prova final designada: Prova de Aptidão Artística (PAA). Esta prova é desenvolvida ao longo do último ano do Curso Secundário (que antecede o ensino superior) sob a supervisão de um ou dois professores designados para o efeito afetos à escola especializada de música. Este artigo resulta, precisamente, de uma PAA desenvovida no Conservatório do Vale do Sousa e centra-se no papel do violino no tango de Astor Piazzolla; objetiva perceber as técnicas abordadas para a composição musical e seu contributo para a construção do novo tango e novo ambiente musical. Neste sentido, faz uma breve biografia do compositor e contextualiza o período social, cultural e político em que viveu. Menciona o surgimento do tango argentino, no século XIX, e o seu contexto popular e promove a participação do compositor enquanto personagem determinante e fundamental para a assunção do Nuevo Tango, como género renovado e com características distintas.
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