Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

AS NEUROCIÊNCIAS E O PEDAGOGO:

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14244/enp.v8i2.305

ISSN

2527-158X

Autores

Pauline Henriques Calabria, Márcia Finimundi Nóbile,

Tópico(s)

Neuroscience, Education and Cognitive Function

Resumo

Este estudo apresenta como ocorre o desenvolvimento do Sistema Nervoso desde a concepção, a interferência do meio neste desenvolvimento e de que forma as neurociências se relacionam com a prática docente na Educação Infantil. Constitui-se como uma pesquisa qualitativa fundamentada sobre aspectos relacionados ao desenvolvimento neurológico na criança intrauterina e na primeira infância, uma vez que esta corresponde a faixa etária da Educação Infantil, dados estes coletados através de revisão bibliográfica pautados em autores da área de Neurociências, além de legislação vigente, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Os dados apresentados indicam que a formação neurológica se inicia antes mesmo do nascimento da criança, bem como a formação das sinapses e ainda que, após o nascimento, a estrutura e as funções encefálicas são influenciadas pelo ambiente, reforçando a ideia de que a prática docente na Educação Infantil contribui de forma significativa para o neurodesenvolvimento

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