Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Análise da eficiência energética e exergética dos navios existentes para melhoria do desempenho e alinhamento com o indicador de eficiência energética da IMO

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 8 Linguagem: Português

10.55905/oelv22n8-222

ISSN

1696-8352

Autores

Luciana Maria da Silva Suman, Carlos Rodrigues Pereira Belchior,

Tópico(s)

Maritime Ports and Logistics

Resumo

Conforme as novas regras da IMO (Organização Marítima Internacional), os navios construídos antes de 2017, definidos como navios existentes segundo a Marpol anexo 6, devem cumprir o EEXI (Índice de Eficiência Energética de Navios Existentes). Cumprir esse índice é um desafio para todos os armadores e os navios que não atendem à EEXI e por isso precisam aplicar melhorias no sistema de maquinário. A questão é como identificar, em meio a tanta tecnologia oferecida atualmente, qual a tecnologia que trará maior retorno, em questões de consumo e consequentemente emissões, a embarcação. Este artigo apresenta uma metodologia desenvolvida através da aplicação de análise de Energética e Exergética do motor principal de um navio para identificar as principais ineficiências e avaliar o potencial de recuperação de calor residual e melhoria da eficiência do motor. Esta metodologia foi aplicada a um navio petroleiro, que não cumpria o indicador EEXI. A metodologia aplicada ao navio permitiu identificar as tecnologias ideais para a embarcação chegar à EEXI.

Referência(s)