
Tematização do tênis de mesa na Educação Física Escolar
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÃNGULO MINEIRO; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18554/rt.v17i2.7095
ISSN2316-9966
AutoresGeorge Almeida Lima, Stela Lopes Soares, Heraldo Simões Ferreira, Daniel Teixeira Maldonado,
Tópico(s)Physical Education and Pedagogy
ResumoEste estudo objetivou relatar a experiência de um professor de Educação Física em uma turma do 1° ano do Ensino Médio com a tematização do tênis de mesa. O relato de experiência foi desenvolvido em seis aulas, todas as quintas-feiras. Participaram das aulas 45 estudantes, sendo 19 meninas e 26 meninos. Aponta-se que o professor encontrou barreiras específicas, como a ausência de materiais e espaços específicos para a prática e a resistência dos alunos e alunas em vivenciarem essa prática. Concluímos que apesar das limitações relacionadas a materiais e espaços específicos, é possível tematizar o tênis de mesa na escola a partir da adaptação de materiais e da problematização dos saberes produzidos pela humanidade, efetivando um processo contínuo de conscientização crítica e emancipação dos(das) estudantes. Salientamos que a partir do envolvimento dos(das) educandos(as) na construção de materiais específicos, ampliou-se a familiarização e motivação deles e delas para as vivências. Nesse sentido, a participação dos(das) jovens foi efetiva, acontecendo um avanço gradativo das experiências relacionadas ao tênis de mesa a partir da sistematização pedagógica.
Referência(s)