Ensino de Hidrólise Salina na Modalidade Híbrida Mediado por um Blog
2023; Volume: 9; Issue: 4 Linguagem: Português
10.53003/redequim.v9i4.5515
ISSN2447-6099
AutoresClaudinei Osorio De Oliveira, Evandro Roberto Alves, Alexandre Rossi,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoNeste trabalho, são relatados os resultados de uma experiência de ensino de hidrólise salina na modalidade híbrida, utilizando Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação/TDIC, por meio de um blog como recurso educacional. Em momentos distintos, os submodelos de sala de aula invertida e laboratório rotacional foram aplicados aos estudantes de 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Uberaba (MG)-Brasil. Todos os estudantes possuíam computador ou telefone celular com acesso à internet em suas residências. O equilíbrio químico da autoionização da água e as escalas de pH e pOH foram conteúdos abordados previamente para a melhor compreensão do conceito de hidrólise salina e suas reações. Após a aplicação das atividades na modalidade híbrida foi observada a aprendizagem de hidrólise salina pelos estudantes, considerando que desconheciam previamente como o bicarbonato de sódio neutraliza a acidez estomacal. Pode-se notar que a abordagem do Ensino Híbrido incentivou a participação dos estudantes nas atividades, proporcionando uma maior interação uns com os outros e com o professor, além de permitir o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade na construção do próprio conhecimento. A proposta da sala de aula invertida apresentou dificuldades de adesão por parte de alguns estudantes, pois não estavam acostumados a visualizar e estudar videoaulas no ambiente virtual. Foi necessário um maior intervalo de tempo para que os estudantes se adaptassem às novas condições dessa modalidade de ensino. O blog mostrou-se adequado e de fácil uso para a realização das atividades de estudos propostos na modalidade híbrida.
Referência(s)