Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A GEOGRAFIA ESTÁ NO MUSEU: PROPOSTA METODOLÓGICA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

2024; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 2; Issue: 19 Linguagem: Português

10.15628/geoconexes.2024.16917

ISSN

2359-6007

Autores

Marinete Guimarães da Silva, Giseli Dalla Nora,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

No contexto da Geografia escolar, as pesquisas em Educação Patrimonial são recentes e seu ensino é essencial para que os indivíduos possam valorizar e se apropriar da cultura local, fortalecendo a memória, a cidadania e a identidade regional. O município de Cuiabá tem grande potencial para a pesquisa e a Educação Patrimonial e Museal, tendo em vista a existência de dezenove museus, sítios históricos como o centro, tombado nacionalmente, sítios arqueológicos urbanos e rurais, sítios naturais, monumentos e edificações que datam desde o século XVIII e que testemunham a história da cidade. Os espaços museológicos fazem a guarda de diversos tipos de acervos, sendo que para esta pesquisa foi escolhido o Museu de História Natural de Mato Grosso Casa Dom Aquino. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, na qual foram realizados levantamentos e análises bibliográficas sobre a Educação Patrimonial, Patrimônio, Cidadania e o ensino de Geografia, além de visitas in loco para a coleta de dados. Como resultados, contextualizou o Museu de História Natural de Mato Grosso Casa Dom Aquino, as salas temáticas e sugeriu um roteiro de atividades pedagógicas aos professores de Geografia, para serem realizadas com estudantes do ensino fundamental. Além desses profissionais, a proposta sugere ensinar Geografia por meio do estudo de um bem patrimonial, e pode ser realizada com indivíduos de todas as idades, que frequentam as escolas ou não, visto que a Geografia está em toda parte e pode acontecer em todos os espaços.

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