
Dificuldades de Aprendizagem de Oxirredução e a Abordagem do Conteúdo em Livros Didáticos da Educação Básica Brasileira
2024; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.53003/redequim.v10i1.5788
ISSN2447-6099
AutoresAnike Arnaud, Carmen Fernández,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoO livro didático é um dos recursos didáticos mais presentes na escolarização básica brasileira, podendo auxiliar no ensino dos conceitos químicos complexos, como o de reações redox. Por outro lado, a apresentação do conteúdo nos livros pode também, ocasionar dificuldades na compreensão dos conceitos. Dessa forma, neste trabalho apresenta-se, inicialmente, um mapeamento das principais dificuldades de aprendizagem relatadas na literatura sobre o conteúdo redox. Na sequência analisou-se o modo como o conteúdo de oxirredução é abordado em livros de Ciências e Química da educação básica brasileira, utilizando-se a Análise Temática. Por fim, busca-se identificar possíveis relações da abordagem nos livros e as dificuldades de aprendizagem relatadas na literatura para esse conteúdo. Foram analisadas no total 27 coleções referentes a seis editais do PNLD de 2015 a 2021, totalizando 114 livros didáticos.A análise revelou que o modo como esse conteúdo é apresentado pode ter influência em algumas das dificuldades relatadas.
Referência(s)