A Interdisciplinaridade nas Ciências da Natureza para o Novo Ensino Médio: O Referencial Curricular Gaúcho

2023; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português

10.53003/redequim.v9i3.5668

ISSN

2447-6099

Autores

Jaqueline Ritter, J. Costa,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este manuscrito partiu de uma pesquisa documental na matriz curricular do Novo Ensino Médio em fase de implementação em todos os estados da federação, com ênfase no Referencial Curricular do Rio Grande do Sul e na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A análise documental consistiu em discutir e problematizar concepções acerca da “interdisciplinaridade” explícita na matriz, por meio do que denominamos etapas interpretativas associadas a entendimentos para esse princípio curricular. Essas etapas tiveram o intuito de conceber as primeiras interpretações acerca do papel da interdisciplinaridade, já sugeridas nos documentos oficiais federais e retomadas no documento orientador gaúcho, a partir da reorganização das disciplinas de Biologia, de Física e de Química na formação geral básica do novo Ensino Médio. Elas também visaram observar indícios da organização estrutural sugerida às escolas no planejamento interdisciplinar previsto nos documentos vigentes para a construção e oferta dos itinerários formativos a partir de um novo perfil docente. Especificamente objetivamos: (A) pesquisar na matriz curricular do Novo Ensino Médio as concepções supracitadas e reconhecer na trajetória de composição de alguns documentos oficiais correlatos como a interdisciplinaridade é contemplada como propositiva-normativa; (B) identificar aproximações e distanciamentos entre objetos do conhecimento comuns entre as áreas de formação geral e as de formação complementar. Para isso partimos de uma metodologia qualitativa, visando apresentar os parâmetros teóricos e metodológicos produzidos a partir da pesquisa documental, cujos indícios fazem parte desse processo interpretativo.

Referência(s)