Inclusão, cultura e diversidade no ambiente educacional: reflexões emergentes
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 9 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.9-005
ISSN1988-7833
AutoresKamila Fernando da Silva, João Cláudio Nunes Carvalho, Jorge Augusto De Medeiros Pinheiro, Bruno Henrique Fernandes da Silva, Luiz Gustavo Alves Lemos dos Santos, Vinicius Valois Pereira Martins, Carlos Wagner Costa Vieira, Radamese Lima de Oliveira, Leidimar de Araújo Azevedo, José Maria Vasconcelos Maranhão, Ivan Eudes Gonçalves de Brito, Clesiane Carlos Lima, Raphael Weber Silva Rocha, Milene Menezes Monteiro, Gênesis Guimarães Soares,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO presente estudo investiga como as instituições educacionais estão lidando com os desafios da diversidade, das diferenças culturais e da promoção da inclusão nas escolas brasileiras. O objetivo principal foi compreender as abordagens utilizadas pelos professores e identificar os obstáculos enfrentados no processo de integração cultural e promoção da inclusão. Adotou-se uma abordagem qualitativa, com uma pesquisa exploratória que envolveu a aplicação de questionários com professores. O questionário foi composto por questões abertas, abordando definições de inclusão, desafios encontrados, estratégias adotadas, resistência observada, suporte institucional, recursos necessários, impacto da diversidade e sugestões para melhorias. Os resultados indicam que os professores percebem a inclusão e o respeito à diversidade como essenciais para garantir acesso equitativo às oportunidades educacionais. Os principais desafios incluem a formação docente adequada, a resistência de determinados agentes e a escassez de recursos. Estratégias como o uso de materiais diversificados e adaptações metodológicas foram identificadas como eficazes. A resistência à inclusão e a variabilidade no suporte institucional foram apontadas como áreas críticas para desenvolvimento. As sugestões dos professores destacam a necessidade de maior investimento em formação docente, políticas educacionais inclusivas e recursos adequados. A pesquisa sublinha a importância de uma colaboração efetiva entre instituições e educadores para implementar práticas inclusivas.
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