Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Tratamento e Prevenção de Infecções Urinárias Recorrentes em Crianças: Uma Revisão Integrativa

2024; Volume: 6; Issue: 9 Linguagem: Português

10.36557/2674-8169.2024v6n9p168-177

ISSN

2674-8169

Autores

Victória Régia Ferreira da Silva Ribeiro, Gabriel De Sousa Teixeira e Silva, Matheus Olímpio Batista Cavalcante, Aluísio Ferraz Arcoverde Filho, Moisés Rocha Seabra, Tarcila Ibiapina Andrade, Alicia Cunha de Freitas, Jemima Silva Kretli, Otávio da Fonseca Benvindo Filho, Raimundo Franklin de Oliveira Neto, Sérgio Henrique Assunção Lacerda Borges, Carolyne Vilarinho Lima,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

Este artigo visa realizar uma revisão integrativa das evidências atuais sobre o tratamento e a prevenção de infecções urinárias recorrentes em crianças, utilizando a base de dados PubMed com os termos "Infecção Urinária”, “Criança”, "Tratamento", e “Prevenção”. Em suma, a revisão integrativa dos métodos de tratamento e prevenção de infecções urinárias recorrentes em crianças destaca a importância de uma abordagem abrangente e personalizada para cada caso. A combinação de terapias antibióticas, estratégias não farmacológicas e medidas preventivas, como a promoção de higiene genital adequada e a administração de probióticos, podem resultar em uma redução significativa da taxa de recorrência e na melhoria geral da qualidade de vida das crianças afetadas. A integração dessas práticas, aliada a um diagnóstico precoce e a um monitoramento contínuo, é crucial para alcançar resultados clínicos positivos e duradouros. Contudo, ainda existem lacunas na pesquisa que devem ser abordadas para otimizar o manejo das infecções urinárias recorrentes. A padronização das diretrizes de tratamento e a realização de estudos adicionais sobre métodos preventivos inovadores são essenciais para refinar as estratégias existentes e garantir um atendimento de alta qualidade. A colaboração entre profissionais de saúde, pesquisadores e famílias é fundamental para a implementação eficaz dessas práticas e para o desenvolvimento contínuo de novas abordagens baseadas em evidências.

Referência(s)