Artigo Acesso aberto Revisado por pares

ELABORAÇÃO DE TEPACHE E VINAGRE DE MAÇÃ COMO PRÁTICA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 28; Issue: 2 Linguagem: Português

10.4025/arqmudi.v28i2.72778

ISSN

1980-959X

Autores

Tiago Maretti Gonçalves, Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Práticas experimentais se destacam como metodologias de ensino interessantes, permitindo cativar, motivar, promover o ato de fazer ciências, além de despertar o senso crítico nos discentes. Assim, o presente trabalho espera facilitar a compreensão do tema sobre fermentação (alcoólica e acética), em uma ótica interdisciplinar de ensino, envolvendo a Química e a Biologia para os alunos do Ensino Médio. Nesse sentido, propôs-se o uso de materiais simples e de baixo custo em uma sequência didática com atividades experimentais envolvendo a fermentação alcoólica (bebida fermentada do tepache) e acética com a formação de vinagre de maçã. Com as atividades propostas, busca-se que os discentes possam vivenciar a aplicação de uma reação química, preparo de substâncias, manuseio de vidrarias e o conhecimento da estrutura de moléculas orgânicas advindas do processo fermentativo. Com a Biologia, será possível o entendimento dos processos biológicos da fermentação alcoólica e acética, além da sua importância no cotidiano e na indústria alimentícia. Como resultados esperados, a atividade proposta permite desmistificar a complexidade do tema, tornando possível uma aprendizagem mais efetiva por parte dos alunos, além de popularizar o ato de fazer ciências, com a formulação e resposta de hipóteses, e contribuir para um ensino que é aplicável e que faz parte da vivência dos estudantes.

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