Perfil dos usuários atendidos com queixas de urgência em uma UBS no agreste de Alagoas
2024; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 4 Linguagem: Português
10.34119/bjhrv8n4-287
ISSN2595-6825
AutoresPedro Leonardo Kunty Oiticica Brandão, Sérgio Tenório de Albuquerque Filho, José Geanderson Claudino dos Santos, Mariana Vieira Silva, Elka Karollyne Alves Santos, Laércio Pol Fachin,
Tópico(s)Healthcare Regulation
ResumoConsiderando que a Unidade Básica de Saúde (UBS) é a porta de entrada preferencial no atendimento do SUS, o conhecimento a respeito do perfil dos atendimentos que ocorrem na UBS é estratégico para o planejamento e melhorias em saúde. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo descrever o perfil dos pacientes que procuram atendimentos de urgência em uma UBS no agreste de Alagoas. Para tanto, trata-se de um estudo transversal, quantitativo e descritivo, realizado via abordagem de dados de triagem em uma UBS situada na localização previamente descrita, durante o período de Janeiro a Junho do ano 2023. Foram abordados os atendimentos de urgência, em pacientes maiores de 12 anos de idade, contemplando um total de 819 atendimentos. Os dados abordados não descrevem quaisquer dados de identificação dos pacientes envolvidos, logo, dispensa apreciação por parte do CEP/CONEP, de acordo com a resolução 510/2016. Deste modo, observa-se que os dados demonstraram prevalência de atendimentos de urgência no período matutino (67%), com maior frequência nos dias de segunda e terça-feira. Dos pacientes avaliados, 69% são do sexo feminino e 31% do sexo masculino. Além disso, há grande disparidade na prevalência de atendimentos em comparação de diferentes faixas etárias, com a faixa economicamente ativa (20-60 anos) alcançando 73% do total. O que permite concluir que o paciente mais prevalente é representado por jovens entre 20 – 29 anos, principalmente mulheres, com queixas de baixa gravidade, compreendendo os sintomas de cefaleia, dor aguda e queixas sistêmicas respiratórias e gastrointestinais.
Referência(s)