Artigo Acesso aberto Produção Nacional

LEITURA DE SHORT STORIES EM SALA DO 1º ANO NA ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO FRANCISCO

2024; Volume: 4; Issue: 9 Linguagem: Português

10.56083/rcv4n9-007

ISSN

2764-7757

Autores

Geovânia Tawany Gomes de Morais, Eldio Pinto da Silva,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este trabalho destaca o ensino da língua inglesa através do gênero short story. Busca-se observar a importância da leitura literária ao utilizá-la para adquirir conhecimento de linguagem, que, apesar de ser de grande importância na aprendizagem, às vezes, não é tão utilizada no meio escolar, isso porque alguns professores acabam abrangendo mais regras fonéticas, discussão de elementos discursivos e gramaticais do que a compreensão e a interpretação do texto. Além disso, alguns alunos carregam dificuldades na leitura, principalmente ao transferir o conhecimento de uma língua (estrangeira) para outra (materna). Daí, surgiu o interesse em aplicar a leitura literária como prática pedagógica, especificamente short stories no 1º ano da Escola Estadual Antônio Francisco, em Felipe Guerra. Destaque-se que a escolha se deve ao fato de que os livros didáticos atuais de língua inglesa não possuem textos com abordagem literária. Desta feita, os objetivos visam aplicar a leitura de short stories no 1º ano da Escola Estadual Antônio Francisco; fazer com que os alunos tenham contato com pequenas histórias em língua inglesa e possam desenvolver atividades de compreensão e interpretação de texto pensando em uma forma de comunicação. Asim, utilizou-se textos do livro didático English I, de Amadeu Marques. O embasamento teórico são as contribuições de Rildo Cosson (2016); o ensino de línguas, de Almeida Filho (1993); perspectivas para o ensino de línguas, orientados por Alexandre Melo de Sousa, Rosane Garcia e Tatiane Castro dos Santos (2019); o ensino de língua inglesa, com as ideias de Susan Holden e Mickey Rogers (2001); entre outros. Ao analisar as práticas em sala de aula e as atividades propostas, pode-se observar que a aplicação do gênero short stories contribuiu para o desenvolvimento da leitura literária.

Referência(s)
Altmetric
PlumX