Artigo Acesso aberto Produção Nacional

ORE NO KANOJO – REPRESENTAÇÕES DO MASCULINO E DO FEMININO NA MÚSICA DE UTADA HIKARU

2024; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 10; Issue: 9 Linguagem: Português

10.51891/rease.v10i9.15505

ISSN

2675-3375

Autores

João Victor Alves da Costa Pereira,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Este trabalho tem como objetivo explorar os ethé presentes na música "Ore no Kanojo" da cantora nikkei Utada Hikaru. Utilizando a Análise de Discurso Crítica (ADC) proposta por Norman Fairclough (2001), o estudo foca em aspectos textuais, práticas discursivas e sociais da canção. A língua japonesa, apesar de não ter flexão de gênero, apresenta marcas que distinguem falas masculinas e femininas, como o uso de dêiticos e partículas. A música "Ore no Kanojo", do álbum Fantôme (2016), é analisada em termos de dois ethé discursivos que representam um casal discutindo seu relacionamento. O ethos masculino é marcado pela reafirmação de poder e distanciamento emocional, enquanto o ethos feminino demonstra fragilidade e auto-consciência de papéis sociais. A análise revela uma crítica às dinâmicas tradicionais de gênero na sociedade japonesa, onde ambos os personagens são apresentados como prisioneiros de expectativas e papéis pré-definidos. O estudo sugere que "Ore no Kanojo" contribui para uma compreensão mais ampla das ideologias de gênero no Japão contemporâneo, destacando as complexas interações entre identidade pessoal e normas sociais.

Referência(s)