Ensino de história e a Independência do Brasil: uma relação entre experiência docente e o fato histórico
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 9 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.9-009
ISSN1988-7833
AutoresThiago De Araújo Lira, Anderson Claytom Ferreira Brettas, Rafael de Araújo Lira,
Tópico(s)Sociology and Education in Brazil
ResumoO Ensino de História aqui é desenvolvido por meio de olhares de experiência em sala de aula e na perspectiva de análise sobre dois eventos históricos - a Independência do Brasil e a Proclamação da República. O trabalho percorre os caminhos que visam compreender como o Ensino de História é um elemento essencial na construção da representação simbólica da Independência e da Republica, na identidade do brasileiro. Logo, analisamos os percursos metodológicos desenvolvidos pelos educadores na construção desta representação. Apontamos os objetivos do material didático e das (im)possibilidades metodológicas do Ensino de História crítica chancelada por estes com anuência do Estado. A Independência do Brasil corresponde a arranjos e acordos, que possibilitaram a existência do Estado Nacional brasileiro, mas que potencialmente ficou cerceada aos domínios hereditários de um monarca de descendência portuguesa, sob um regime monárquico, na figura do Imperador D. Pedro. Buscamos compreender os cominhos percorridos, da Independência do Brasil à proclamação da República, e como este fato histórico corresponde ao processo de ensino e aprendizagem, que, partir de então se estabelece o Ensino de História. Dessa maneira, nosso olhar se aprofunda neste trabalho ao Ensino de História da Independência do Brasil e da Proclamação da República como elementos de exemplificação da exclusão popular dos grandes eventos históricos nacionais, e nosso roteiro utiliza as experiências de professores que trabalharam nesta pesquisa, bem como a análise do material didático.
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