NARRATIVAS DE CRIANÇAS ENTRE PRODUÇÕES LITERÁRIAS:
2024; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.12957/periferia.2024.82353
ISSN1984-9540
AutoresAndré Freitas, Fátima Pereira, Paulo Nogueira,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoA concetualização da infância por meio das práticas culturais baseadas na literatura para as crianças tem sido objeto de reflexão. Entre Sophia de Mello Breyner Andresen e Manoel de Barros, a obra literária tem contribuído para os desígnios de criança como sujeito social, constituindo-se como reações críticas contra o conservadorismo sobre a infância e a vida da criança. A literatura para as crianças, enquanto artefacto cultural, impacta a experiência educativa de crianças pela sua moção emancipatória e pela sua construção imaginativa. O objetivo deste artigo é compreender a experiência educativa da literatura para as crianças como caraterística do conhecimento pessoal e da vivência de histórias significadas na escola. A partir da metodologia narrativa, destacando-se a construção de processos biográficos, constroem-se narrativas biográficas de quatro crianças a frequentar os primeiros anos da educação básica e fundamental, no Brasil e em Portugal. A operacionalidade metodológica de recolha, transcrição, validação e análise da informação permite construir narrativas biográficas de crianças como produção cultural contemporânea da infância e da experiência educativa na escola. As narrativas formulam-se como histórias que significam o espaço-tempo dos processos educativos, contribuindo para a reconcetualização da infância. Os resultados indicam que a obra literária contribui para a vivência de experiências educativas imaginativas e ricas em detalhes relativos ao tempo e espaço vividos entre relações sociais, as quais culminam na reivindicação de uma agência que valoriza histórias reais e fictícias de crianças na escola, sobre as suas vidas, significadas por elas mesmas.
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