Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Análise de dados educacionais do Instituto Federal do Pará Campus Altamira utilizando algoritmo de clusterização Farthtest First

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 9 Linguagem: Português

10.55905/cuadv16n9-007

ISSN

1989-4155

Autores

William de Sousa Lima, Daniel de Oliveira Ferraz, Ailton Lopes de Sousa, Gilberto de Melo,

Tópico(s)

Statistical Methods and Applications

Resumo

A análise de dados educacionais tem ganhado crescente relevância na atualidade, sendo uma ferramenta essencial para a compreensão e melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. Esse trabalho tem como objetivo utilizar técnicas de clusterização para analisar dados educacionais do Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Altamira, referentes aos anos de 2018 a 2021, com intuito de gerar grupos utilizando o algoritmo Farthest First presente no software WEKA. Utilizando dados coletados do sistema acadêmico, o estudo organizou as informações dos discentes contendo 15 atributos diferentes, abrangendo tanto aspectos socioeconômicos quanto acadêmicos dos estudantes. A análise resultou na formação de seis clusters distintos, cada um representando diferentes perfis de alunos com base em características como desempenho acadêmico, número de faltas e situação no curso. A análise dos clusters revelou a complexidade dos fatores que influenciam a trajetória acadêmica dos estudantes. A utilização do algoritmo Farthest First mostrou-se eficaz na identificação de padrões relevantes, destacando a importância de considerar aspectos socioeconômicos e pessoais além do desempenho acadêmico para entender as dinâmicas de permanência e evasão nos cursos superiores.

Referência(s)