
PROBLEMATIZAÇÕES ENTRE MASCULINIDADES, INFÂNCIAS E CURRÍCULO DE FILMES DE ANIMAÇÃO
2024; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.12957/periferia.2024.82310
ISSN1984-9540
AutoresThomaz Spartacus Martins Fonseca, Anderson Ferrari, Roney Polato de Castro,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO artigo apresenta parte das discussões de uma pesquisa de doutorado em educação que investiga dois filmes de animação da Disney – Toy Story 3 e O Rei Leão, entendendo-os como artefatos culturais envolvidos na produção de masculinidades e infâncias, a partir da inspiração em referenciais dos estudos de gênero, dos estudos culturais de viés pós-estruturalista e dos estudos foucaultianos. O objetivo deste artigo é problematizar as maquinarias discursivas que atuam na construção de masculinidades nos dois filmes de animação, analisando as pedagogias culturais colocadas em funcionamento nesses artefatos. Assim, coloca-se em discussão o currículo desses filmes, discutindo seus investimentos educativos, à medida que a discursividade neles presente faz circular saberes e valores que atuam na produção e no controle de sujeitos infantis, de seus corpos e de seus gêneros. Tais produtos culturais utilizam estratégias discursivas próprias, articulando narrativas, imagens e sons, para sugerir, insinuar e reiterar normas de gênero e demarcar formas de masculinidade. Problematizando essas estratégias, podemos anunciar algumas das possibilidades de rupturas com os modelos instituídos.
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