DIPLOMACIA PÚBLICA E NATION-BRANDING: A PARTICIPAÇÃO DE ISRAEL NO FESTIVAL EUROVISÃO DA CANÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE LIMPEZA DE IMAGEM DIANTE DA INVASÃO À FAIXA DE GAZA (2023-2024)

2024; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.29327/2293200.15.2-10

ISSN

2236-4811

Autores

Maiko Jhonata De Araújo Gomes,

Tópico(s)

Public Relations and Crisis Communication

Resumo

O presente estudo de caso tem por objetivo examinar o modo como Israel utilizou-se Festival Eurovisão da Canção (FEC) 2024, como um mecanismo de limpeza de reputação e construção de imagem no plano internacional, frente à Invasão à Faixa de Gaza, iniciada em 2023. Dessa maneira, trabalho utiliza-se de pesquisa bibliográfica e hemerográfica, com o intuito de abranger devidamente os seguintes objetivos específicos: (1) apresentar a conceituação de nation-branding e como essa estratégia tem auxiliado os Estados a corrigir suas reputações; (2) expor o que é a Brand Israel e como a arte e cultura desempenham funções de extrema relevância para a diplomacia pública israelense; e, por fim, (3) analisar a atuação de Israel na edição de 2024 e as repercussões na mídia e/ou dentre os outros participantes. Portanto, a pergunta-problema pode ser caracterizada como: de que maneira a participação do Estado de Israel no Eurovisão 2024 pode beneficiar a imagem israelense no plano internacional em paralelo à nova onda de ataques contra o povo palestino, iniciada em 2023? Conclui-se que, apesar de Israel buscar promover elementos identitários e políticos para o Ocidente através do FEC 2024 (nation-branding), uma onda de críticas e protestos levantaram-se como forma de retaliação.

Referência(s)