Observatório da formação de professores no ambito do Ensino de Artes
2024; Volume: 20; Issue: 30 Linguagem: Português
10.47456/rf.v20i30.44157
ISSN1517-7858
AutoresUillian Trindade Oliveira, Maria Angélica Vago-Soares, Fernanda Monteiro Barreto Camargo, Thalyta Botelho Monteiro,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO artigo reflete e analisa o ensino da arte, a aprendizagem em Arte e o trabalho docente, a partir da perspectiva histórico-cultural, com foco na formação docente de professores de Arte e nos modos contemporâneos de ensinar e aprender, bem como de pensar questões que perpassam a valorização da docência. O estudo conecta-se a três (3) questões — de número quinze (15), dezoito (18) e trinta (30) — que estão entre as 41 questões respondidas por 737 professores de Arte sobre as condições de trabalho dos professores de Arte e o uso de livros didáticos para o ensino de arte. O foco do artigo está na formação humana, nas memórias e nas experiências dos sujeitos envolvidos no ensino e aprendizagem da Arte. Os principais referenciais teóricos utilizados foram: Vigotski (2007), para refletir sobre os processos de mediação entre o homem e o mundo numa perspectiva histórico-cultural e Brandão (2003), para pensar a pesquisa a várias mãos e os processos de ensinar e aprender sem um detentor único de saber.
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