A educação em saúde na prevenção do Câncer de Mama em mulheres: uma revisão integrativa

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 9 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.9-023

ISSN

1988-7833

Autores

Maria Amélia Lopes Martins, José Roberto da Cunha Lucena, Ana Paula Mangueira Lisboa, Jéssica Sabrina Macena de Sousa Figueiredo, Jussara Scanferla Dantas, Bruna Eduarda Lins Zoobi Farias, Cícero Emanoel Alves Leite, José Ferreira Lima Júnior,

Tópico(s)

T-cell and Retrovirus Studies

Resumo

O câncer de mama é a neoplasia que mais atinge as mulheres no contexto global. Levando em consideração sua alta taxa de mortalidade, é necessário lançar mão de estratégias com vistas à redução da morbimortalidade e a prevenção e identificação precoces da patologia. Nesse contexto, a Educação em Saúde (ES) atua como pedra angular nesse processo, pois possibilita o conhecimento sobre as informações gerais a respeito da doença, e pode impactar positivamente a sociedade. Dessa forma, o estudo objetiva identificar na literatura quais as contribuições da ES para a prevenção e identificação precoces do câncer de mama. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada em junho de 2024. Utilizou a estratégia PICO para formular a questão norteadora do estudo, e as bases de dados LILACS, MEDLINE, SCIELO, Web of Science e Scopus para aplicação da estratégia de busca, formulada por descritores e termos-chave extraídos dos sítios eletrônicos DeCS e MeSH. A partir do cruzamento dos dados, surgiram mais de 11 mil resultados. Após a aplicação da triagem devidamente explicada, observou-se que 32 manuscritos atingiam o objetivo, respondendo adequadamente à pergunta norteadora. Quanto aos principais resultados colhidos, foi observado que a ES pode ser empregada de diferentes formas, tais como: conscientização da comunidade, aplicabilidade em tecnologias educativas, ademais, pode ser aplicada por diferentes profissionais de saúde e deve ser adaptada conforme o público-alvo. Assim, reafirma-se a importância e utilidade das práticas educativas, que quando bem desenvolvidas, atendem as necessidades do seu público e se mostram efetivas na promoção do conhecimento.

Referência(s)