Artigo Acesso aberto

VULNERABILIDADE OU MACHISMO: REFLEXÕES ACERCA DO PERSONAGEM INFERNINHO DO ROMANCE CIDADE DE DEUS

2024; Volume: 10; Issue: 53 Linguagem: Português

10.36238/2359-5787.2024.v10n53.266

ISSN

2359-5787

Autores

Luciana Carvalho dos Reis Fim,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

Após residir por vinte anos em Cidade de Deus, Paulo Lins coloca-se como protagonista deste espaço complexo e multifacetado. No entanto, a visibilidade conferida pela narrativa não se volta para os trabalhadores comuns, mas para aqueles envolvidos com a criminalidade ou que orbitam em torno dela. Curiosamente, essa visibilidade recai predominantemente sobre personagens masculinas, refletindo uma imposição machista que permeia o ambiente retratado. O objetivo desta análise é examinar como as ameaças que cercam a figura de Inferninho, descrito como “ora bandido, ora malandro”, são exacerbadas pela violência e pelo laço sanguíneo que o torna vulnerável, especialmente ao confrontar a presença de seu irmão Ari, descrito como uma “personagem-travestida” no romance Cidade de Deus (2002). A obra de Lins oferece um retrato cru e visceral da vida nas favelas cariocas, onde a narrativa transcende a mera descrição de conflitos periféricos, apresentando uma guerra contínua pelo poder, ascensão social e dinheiro. O conjunto habitacional Cidade de Deus não é apenas um cenário; é um símbolo da realidade social tanto carioca quanto brasileira, refletindo uma estrutura de poder desigual e uma luta incessante pela sobrevivência e pelo domínio. Através de uma exaustiva pesquisa e análise, o livro destaca a dinâmica de poder e a violência que permeiam a vida no conjunto habitacional. A visibilidade concedida às figuras masculinas envolvidas com a criminalidade, como Inferninho, revela não só as tensões intrínsecas à favela, mas também as normas e expectativas sociais que moldam e limitam as vidas dos personagens. A obra, portanto, oferece uma reflexão profunda sobre as estruturas de vulnerabilidade e machismo presentes na sociedade.

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