Transposição curricular
2024; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 2; Issue: 24 Linguagem: Português
10.15628/rbept.2024.15644
ISSN2447-1801
AutoresLis Matilde Paes Araújo Barreto, Fabiana Cláudia de Vasconcelos França, Yonaré Flávio de Melo Barros, Rodinei Tarciano Silva,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO ensino superior vem apresentando inovações, particularmente desde o início do século XXI, reestruturando a sua forma curricular, pedagógica, metodológica e organizacional. No Brasil, na esteira dessas inovações, encontra-se o currículo por competências, considerado um novo paradigma de estrutura curricular que surgiu com mais vigor na década de 1990. Ensinar e aprender por meio da abordagem por competências é criar condições que respondam às situações factuais, que mobiliza vários conhecimentos do nível mais simples ao complexo, por meio de problemas, e que clarifique a relação teoria e prática em busca de uma formação condizente com a vida real, considerando as vertentes do conhecimento, da habilidade e da atitude. Nesse sentido, o presente estudo objetiva apresentar o processo de validação da matriz de competências e descrever a experiência de transposição curricular de um curso de graduação tecnológica em gestão pública. A abordagem metodológica deu-se por meio da pesquisa qualitativa e descritiva, com a análise bibliográfica, documental e grupo focal. Como principais resultados, obteve-se a validação da matriz de competências do curso, tornando-o coerente e interdisciplinar. Concluiu-se que o estudo contribuiu significativamente para um modelo curricular inovador para a formação de tecnólogos e para outras áreas do conhecimento na educação superior.
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