Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Transposição curricular

2024; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 2; Issue: 24 Linguagem: Português

10.15628/rbept.2024.15644

ISSN

2447-1801

Autores

Lis Matilde Paes Araújo Barreto, Fabiana Cláudia de Vasconcelos França, Yonaré Flávio de Melo Barros, Rodinei Tarciano Silva,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O ensino superior vem apresentando inovações, particularmente desde o início do século XXI, reestruturando a sua forma curricular, pedagógica, metodológica e organizacional. No Brasil, na esteira dessas inovações, encontra-se o currículo por competências, considerado um novo paradigma de estrutura curricular que surgiu com mais vigor na década de 1990. Ensinar e aprender por meio da abordagem por competências é criar condições que respondam às situações factuais, que mobiliza vários conhecimentos do nível mais simples ao complexo, por meio de problemas, e que clarifique a relação teoria e prática em busca de uma formação condizente com a vida real, considerando as vertentes do conhecimento, da habilidade e da atitude. Nesse sentido, o presente estudo objetiva apresentar o processo de validação da matriz de competências e descrever a experiência de transposição curricular de um curso de graduação tecnológica em gestão pública. A abordagem metodológica deu-se por meio da pesquisa qualitativa e descritiva, com a análise bibliográfica, documental e grupo focal. Como principais resultados, obteve-se a validação da matriz de competências do curso, tornando-o coerente e interdisciplinar. Concluiu-se que o estudo contribuiu significativamente para um modelo curricular inovador para a formação de tecnólogos e para outras áreas do conhecimento na educação superior.

Referência(s)