Uma experiência da engenharia didática com as identidades de Fibonacci com o aporte do software GeoGebra
2024; District University of Bogotá; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14483/23464712.19553
ISSN2665-3303
AutoresCarla Patrícia Souza Rodrigues Pinheiro, Francisco Régis Vieira Alves, Daniel Brandão Menezes,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoDiante das pesquisas sobre as sequências classificadas como recorrências lineares, oriundas do recorte de investigação de uma dissertação de Mestrado em desenvolvimento, percebeu-se a importância da sequência de Fibonacci com a criação de novos estudos e, por consequência, novos padrões e identidades. Assim, o objetivo deste trabalho foi desenvolver a sequência de Fibonacci em uma prática de ensino, abordando suas visualizações por meio do software GeoGebra, norteada pela Teoria das Situações Didáticas e pela Engenharia Didática, amparando a prática do professor sobre seu estudo. Sendo duas sequências didáticas aplicadas no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará com quatro estudantes no curso de Licenciatura em Matemática, na disciplina História da Matemática, na qual ocorreu a coleta de dados. Por fim, o resultado alcançado que foi uma prática de ensino com o aporte do GeoGebra, com base nas dialéticas da Teoria das Situações Didáticas, identificando que o uso deste software durante as situações didáticas promoveu uma prática de ensino para o estudo das identidades de Fibonacci, permitindo uma melhor compreensão do assunto proposto.
Referência(s)