A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA: AVALIAÇÃO DE INDICADORES NUTRICIONAIS E INTERVENÇÕES LÚDICAS NA COMUNIDADE ESCOLAR ALMERINDO ALVES DOS SANTOS EM EUNÁPOLIS, BAHIA
2024; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 10; Issue: 9 Linguagem: Português
10.51891/rease.v10i9.15615
ISSN2675-3375
AutoresFlaelma Almeida da Silva, Diana de Lima, Adrielle Ribeiro Martins, Gabriela Lopes Jesus, Flávio Ferraz de Oliveira, Maria Luísa Prates de Oliveira, Victoria Oliveira Silva, Silvana Maria Aparecida Viana Santos,
Tópico(s)Child Nutrition and Water Access
ResumoA nutrição escolar é crucial para o desenvolvimento infantil, impactando diretamente o crescimento, saúde e desempenho acadêmico. Esta pesquisa, derivada de um projeto de extensão universitária de natureza básica, exploratória e abordagem quanti-qualitativa, foi realizada na Escola Almerindo Alves dos Santos, em Eunápolis, Bahia. O estudo envolveu 16 crianças (100%) em idade pré-escolar (quatro a cinco anos), visando sensibilizar sobre a importância da alimentação saudável e avaliar indicadores nutricionais. A metodologia incluiu atividades lúdicas e informativas, como apresentações teatrais e jogos educativos, além de mensurações do estado nutricional e antropometria dos alunos, bem como questionários aos pais para análise dos hábitos alimentares familiares. Os resultados mostraram que 12,5% dos participantes estavam fora do padrão de IMC para idade, sugerindo riscos de sobrepeso, e 56,25% (9 crianças) exibiram valores de cintura-altura acima do recomendado, indicando possíveis problemas de obesidade abdominal. Apesar da predominância de eutrofia, foram registrados um caso de baixo peso e um de sobrepeso, destacando a necessidade de intervenções nutricionais contínuas. Conclui-se que as atividades lúdicas são eficazes na promoção do conhecimento sobre alimentação saudável entre as crianças, e que a coleta de dados antropométricos é fundamental para futuras ações. No entanto, a análise dos hábitos alimentares familiares foi limitada pela falta de respostas dos pais. Este estudo reforça a necessidade de programas educacionais contínuos focados em nutrição infantil para prevenir a desnutrição e promover um desenvolvimento saudável.
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