BNCC do ensino religioso: outros dizeres nos Estados da Federação
2024; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Issue: 70 Linguagem: Português
10.5585/eccos.n70.24570
ISSN1983-9278
Autores Tópico(s)Religion and Society in Latin America
ResumoÉ responsabilidade dos entes federados a implementação curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No caso do Ensino Religioso, os currículos dos Estados apresentam uma pluralidade de compreensões e estratégias que resultam em referenciais díspares. Este artigo objetiva pontuar variações curriculares entre BNCC e currículos estaduais e problematizar a compreensão epistemológica desse componente como área do conhecimento. A metodologia de pesquisa utilizada é a hermenêutica dos textos oficiais do Ensino Religioso a partir de um ponto de referência: a alteridade como itinerário do sujeito ético na construção do respeito à diversidade como condição prévia. Observam-se os seguintes resultados: os currículos explicitam divergências na compreensão do objeto do Ensino Religioso; a referência à ética e à cidadania surge como uma panaceia às celeumas entre Ensino Religioso e Estado Laico; a referência epistemológica da(s) Ciência(s) da Religião(ões) proposta pela BNCC do Ensino Religioso não se sustenta; a emancipação da confessionalidade não ocorre ou é frágil; a relação com as Ciências Humanas não é sistemática; é frequente o deslocamento epistemológico para uma subjetividade ancorada numa antropologia teológica; a aula de Ensino Religioso é uma estratégia terapêutica.
Referência(s)