Desenvolvimento de competências inovadoras no ensino através da formação em mestrado e doutorado: percepções dos discentes da Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 9 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.9-062
ISSN1988-7833
AutoresJoelson Miranda Ferreira, Hermócrates Gomes Melo Júnior, Francisco Cláudio Costa Freitas, Islandia Maria Rodrigues Silva, Cleiton Almeida dos Santos, Fabiano Edilson de Sá, Adriano Sobral da Silva, Sidcley Edson Novaes, Ítalo Martins Lôbo,
Tópico(s)Higher Education Teaching and Evaluation
ResumoEste estudo investiga como os programas de mestrado e doutorado na Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS contribuem para o desenvolvimento de competências inovadoras entre os discentes. A pesquisa qualitativa utiliza entrevistas e questionários aplicados a alunos de pós-graduação para compreender suas percepções sobre a formação recebida. O principal objetivo é entender como a formação em mestrado e doutorado contribui para o desenvolvimento de competências inovadoras segundo as percepções dos discentes identificando as competências inovadoras desenvolvidas pelos discentes durante a formação, avaliando a eficácia dos programas de mestrado e doutorado em fomentar habilidades de inovação,explorando dessa forma, os métodos pedagógicos e as práticas acadêmicas que facilitam o desenvolvimento dessas. competências A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, envolvendo, entrevistas semiestruturadas com discentes de diferentes programas de mestrado e doutorado e a análise de conteúdo dos questionários aplicados para captar a percepção dos alunos sobre a formação recebida. Os discentes relataram que os programas de mestrado e doutorado contribuem significativamente para o desenvolvimento de diversas competências inovadoras, tais como, pensamento crítico e analítico, capacidade de resolução de problemas complexos, habilidade para trabalhar em equipes multidisciplinares e criatividade e iniciativa para desenvolver novos projetos e pesquisas. O estudo conclui que a formação em mestrado e doutorado na Facultad Interamericana de Ciencias Sociales é eficaz no desenvolvimento de competências inovadoras. Recomenda-se implementar programas de mentoria para apoiar o desenvolvimento contínuo das competências inovadoras.
Referência(s)