A educação e seus indicadores para o desenvolvimento regional de Aparecida de Goiânia-GO

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 9 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.9-056

ISSN

1988-7833

Autores

Mônica Martins da Cunha, Sérgio Caruso,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Uma das inovações do desenvolvimento de políticas sociais é a crescente importância atribuída aos indicadores educacionais, atuando como meios para transformação das sociedades e para o desenvolvimento regional. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um indicador educacional criado em 2007 para contribuir com a melhoria da qualidade na educação. A busca de uma melhoria vem desde a década de 1990, quando o país iniciava com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), como uma política de avaliação externa da qualidade da educação ofertada nas escolas, tendo como análises principais a leitura, a interpretação e o raciocínio lógico. O objetivo desse artigo foi compreender, por meio do IDEB, a importância do indicador educacional para a mensuração do desempenho dos jovens estudantes em Matemática e português em Aparecida de Goiânia-GO. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, autores como Freire (2003), Saviani (2003), Soares e Xavier (2013), entre outros, nos faz refletir sobre o tema da qualidade na educação para o desenvolvimento regional em Aparecida de Goiânia. Entender com mais profundidade a qualidade da educação básica através da análise do IDEB, nos permite compreender como esses próprios índices refletem o conhecimento, as habilidades e as competências adquiridas pelos alunos, requisitos básicos e fundamentais para o alicerce de um desenvolvimento regional através da geração de emprego e renda, de forma sustentável e com a redução das desigualdades.

Referência(s)