ATENDIMENTO HUMANIZADO NO AMBIENTE CIRÚRGICO PEDIÁTRICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

2024; Volume: 6; Issue: 9 Linguagem: Português

10.36557/2674-8169.2024v6n9p1957-1970

ISSN

2674-8169

Autores

Isaac de Carvalho Gomes, Hugo Agar Oliveira Balens Neto, Juliana de Carvalho Ribeiro, Izane Luiza Xavier Carvalho Andrade, Suely Moura Melo, Luiz Henrique Moura Lins, Fernanda Rodrigues de Araújo Paiva Campelo, Marcus Vinicius de Carvalho Souza, Klégea Maria Câncio Ramos Cantinho, Jordeilson Luis Araújo Silva, Heitor Vasconcelos Lima, Nayra Vanessa de Oliveira Silva,

Tópico(s)

Palliative and Oncologic Care

Resumo

A humanização do atendimento se deu início nos anos 2000, com a finalidade se ter um atendimento mais especializado e humano possível, lançado pelo Ministério da Saúde em 2003 como Política Nacional de Humanização (PNH), foi implementado nos primórdios na rede pública. Humanização é ato de tornar mais sociável mais humano uma situação existente, tonar o ambiente cirúrgico mais ameno para o paciente pediátrico, é o principal meio de evitar agravos ao paciente em que o comportamento é indispensável. O objetivo do estudo é identificar estratégias mais humanizadas para o atendimento pediátrico no ambiente cirúrgico. Identificar, descrever e abordar a importância do atendimento humanizado ao paciente pediátrico no ambiente cirúrgico é o caminho para se obter as estratégias necessárias para o atendimento especializado e humanizado do paciente pediátrico. A implementação de um ambiente especializado e um atendimento diferenciado pode proporcionar tranquilidade, rapidez e segurança na recuperação do paciente no ambiente cirúrgico. A seleção das publicações se dará mediante o preenchimento dos critérios de inclusão e exclusão pré-determinados, entre publicações nacionais e internacionais, com base no português e inglês estabelecido entre os anos de 2016 a setembro de 2024, nos bancos de dados do LILACS, PUBMED, BDENF, MNL, MEDLINE, SciELO e Google acadêmico. Esse estudo contribuirá com conhecimentos para os profissionais de enfermagem no atendimento humanizado, revendo os métodos de atendimento vidando uma melhora no comportamento do paciente no ambiente cirúrgico.

Referência(s)