Antropologias Visuais Da Moda: Um Pesponto Metodológico
2024; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.29147/datjournal.v9i2.790
ISSN2526-1789
AutoresDaniel Keller, Cláudia Schemes,
Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoEsta pesquisa propõe uma análise epistêmica dos estudos realizados nos últimos cinco anos sobre o campo da Moda sob a perspectiva antropológica. Esta investigação se justifica na medida em que Moda como área do conhecimento vem se desenvolvendo nos últimos anos como um campo interdisciplinar, portanto, várias outras ciências podem contribuir em suas análises. Os objetivos deste estudo são desenvolver uma base metodológica para a análise da Moda sob a perspectiva da antropologia visual. Por isso, se propôs: (a) comparar termos e diferenciações em fontes de pesquisa epistemológica; (b) entender métodos e conceitos comuns em pesquisas antropológicas de Moda, destacando autores e estudos influentes, (c) analisar escolhas metodológicas e teóricas em pesquisas que utilizam antropologia visual e (d) ampliar o campo da Moda com interpretações alternativas sobre cultura, identidades e sistemas. A metodologia utilizada foi dividida em duas fases: a primeira busca identificar estudos sobre Moda sob a perspectiva da Antropologia Visual, utilizando indexadores brasileiros de pesquisas, como Google Scholar, Portal de Periódicos Capes e Banco de Teses e Dissertações Capes, para o período de 2018 a 2022. A segunda consiste na busca específica em revistas especializadas em Antropologia Visual para o mesmo período. A análise dos estudos selecionados permitiu identificar métodos e conceitos recorrentes, estabelecer relações entre diferentes abordagens e proporcionar um enriquecimento do entendimento do campo da Moda sob a perspectiva antropológica. As abordagens epistemológica e teórica proporcionaram uma compreensão mais profunda dessa área de conhecimento e vem a agregar aos estudos metodológicos da antropologia aplicada ao campo da Moda. Como resultado, foi possível compreender que o uso da antropologia visual poderia fornecer vivência e subsídios ao pesquisador, de modo a criar um “pesponto metodológico” para ler fenômenos culturais da Moda, como um modo de compreensão coerente com os avanços que a área vem apresentando até então.
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