Groove e o contrabaixo elétrico
2024; Escola de Música da UFMG; Volume: 25; Linguagem: Português
10.35699/2317-6377.2024.51396
ISSN2317-6377
AutoresManasses Morais de Arruda, Luiz Naveda,
Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoEste artigo busca demonstrar como a ideia do groove produz performances musicais específicas do contrabaixo no samba e compreender o campo conceitual pelo qual contrabaixistas constroem esse fenômeno dentro da cultura musical. A metodologia identificou os recursos interpretativos a partir de dados coletados em um experimento envolvendo 19 instrumentistas. Os sujeitos foram orientados a construir linhas de baixo improvisadas sobre uma estrutura harmônica apresentada a priori. Os eventos musicais presentes nas gravações de cada instrumentista foram anotados, classificados e analisados com recursos computacionais de visualização de dados. Os resultados mostram um mapa de interpretação pelo qual a ideia de groove se expressa na rítmica do samba com a utilização de recursos interpretativos e técnicas específicas como ghost notes e slaps. Foram apresentadas estratégias de estruturação temporal e sequencial de recursos técnicos, enriquecendo o entendimento do fenômeno do groove na prática específica dos contrabaixistas no samba.
Referência(s)